Pular para o conteúdo principal

CECAFES FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO RN

Inaugurada em 27 de março de 2017 a Central de Comercialização da Agricultura Familiar e da Economia Solidária - CECAFES, localizada nas esquinas das avenidas Jaguarari e Capitão Mor Gouveia em Lagoa Nova (Natal/RN), abriga diversos empreendimentos econômico solidários - EES e cooperativas do Rio Grande do Norte, funcionando de segunda a sábado, das 6h às 17h. 

Confira vídeo postado no canal da TV Universitária do RN:




A Rede Xique Xique amplia sua inserção no estado com a ocupação de boxes na central aliado a estrategia de comercialização em rede, na economia solidária, potencializando a gestão democrática e compartilhada na central, através da participação no conselho gestor, presidido pela Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte (Cooafarn).



Os desafios para a realização do comercio justo e solidário no RN começaram a ser enfrentados e com isso o fortalecimento a agricultura familiar e economia solidária no estado, enquanto estrategia em rede, amplamente debatida e articulada no estado pelo Fórum Potiguar de Economia Solidária - FPES e pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária - UNICAFES.




Inicialmente, ocupamos um box na central com a nossa diversidade de Produção Agroecológica, Agricultura Familiar e da Economia Solidária, um mês, após a inauguração já expandimos nossa atuação, com a ocupação de um segundo box (esse integrado ao primeiro).

Os principais produtos são da cadeia produtiva do Artesanato da Rede Xique Xique em seus diversos territórios. Mas, a comercialização em rede tem possibilitado articular-se com outros públicos a partir da central, como a integração ao projeto Geração Solidária do IFRN, com a parceria para entrega de cestas agroecológicas na Feira de Trocas e Comercialização Solidária do IFRN Natal Central e a articulação da produção dos grupos atendidos pelo projeto no estado.


Matéria: Àtalo Silva